Geral
Votorantim celebra 100 anos com apoio à educação e ao voto consciente
Compartilhe:
A Votorantim completa 100 anos de história em 2018 e, como parte de sua celebração, renovou seu compromisso com a educação básica de qualidade e decidiu apoiar o exercício da cidadania por meio do estímulo ao voto consciente nas eleições de outubro. Essas iniciativas reforçam seu papel de empresa cidadã, uma postura consistente ao longo de seus 100 anos.
“A educação sempre foi uma prioridade para a Votorantim, e para celebrar o centenário decidimos ampliar a abrangência de um programa que efetivamente melhora a qualidade da educação pública nas cidades onde é implantado”, diz João Miranda, CEO da Votorantim S.A. Além da educação, “a Votorantim decidiu fazer uma campanha de apoio ao voto consciente, pois a celebração do centenário coincide com um ano de eleições importantes no país, em meio a um debate muito intenso sobre ética e política”, completa.
Para marcar os 100 anos, a companhia buscou deixar um legado para a sociedade, e levou o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) para mais de 100 municípios onde atua. O PVE contribui para uma melhora na educação desses municípios, mensurada por meio das avaliações do ensino básico feitas pelo MEC. O programa permanece até quatro anos em cada cidade, capacitando os gestores públicos municipais da área de educação.
“Acreditamos que a educação de qualidade tem uma força transformadora enorme na sociedade, e estamos renovando nosso compromisso de apoiar este tema nas comunidades onde atuamos”, afirma João Miranda.
Voto consciente
Empresa brasileira, que vem contribuindo para o desenvolvimento do Brasil ao longo dos seus 100 anos, a Votorantim renova seu papel de empresa cidadã e apoia o voto consciente. “A Votorantim acredita na democracia e na transformação do país através dela”, diz o CEO João Miranda. “As eleições deste ano são muito importantes para o futuro do Brasil, com um grande debate sobre política e ética, e esta é uma oportunidade única de participação da sociedade na construção deste futuro através do engajamento na discussão de temas de grande importância e no voto consciente.”
Para esclarecer os eleitores, foi criado o Guia do Voto, um livro didático sobre o nosso sistema eleitoral, sobre a função de cada cargo eletivo e que esclarece dúvidas mais comuns do eleitor. O livro foi escrito em linguagem acessível pelo cientista político Humberto Dantas, especializado em aulas e palestras sobre educação para a cidadania em escolas públicas.
O Guia do Voto também será apresentado na forma de um aplicativo de acesso aberto que propõe uma jornada de aprendizado ao eleitor, passando de forma leve pelos temas tratados no livro. Isso se dá por meio de testes de conhecimento sobre as eleições, exercícios para que o usuário opine sobre temas debatidos no Congresso – e identifique os partidos que votaram como ele –, e reflita sobre quais temas lhe são mais importantes na hora da escolha dos candidatos, entre outras funcionalidades. Ao final, o Guia do Voto contribuirá com o usuário para que escolha seus candidatos de forma consciente, e acompanhe sua atuação após as eleições.
O aplicativo é uma ferramenta apartidária e neutra ideologicamente, e que toma o cuidado de não armazenar nenhum dado sobre as preferências e escolhas do usuário nos servidores da Votorantim e dos parceiros envolvidos no Guia do Voto.
Campanha ‘EuVoto’
Para divulgar as causas defendidas no centenário, foi criada uma campanha institucional. “Essa campanha nasceu do fato de que a Votorantim tem o ‘voto’ no seu nome e isso simboliza o compromisso da companhia com as causas que lhe são importantes”, diz Renato Delmanto, da área de comunicação da Votorantim. “Além disso, a Votorantim tem valores que dão legitimidade ao que a campanha diz”.
A campanha trabalha esses compromissos por meio da expressão “Eu voto” (na Educação, nas Pessoas, na Natureza etc.). “Eu voto no Brasil” ressalta o conceito de que “quem ama seu país, ajuda a construí-lo”. A campanha busca traduzir o que a Votorantim tem feito nos seus 100 anos e o que pretende fazer nos próximos 100. A campanha será exibida em diversos meios de comunicação entre os meses de agosto e novembro.